Pastoral da Liturgia

O QUE É LITURGIA?

Liturgia, portanto, é a ação do Povo de Deus, reunida em Jesus Cristo na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração do Mistério Pascal. Isso é a passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é a ação de Cristo na Igreja.

 

QUEM FAZ A LITURGIA?

O povo santo de Deus é que faz a liturgia. A assembléia reunida ora a Deus e celebra cada um de acordo com os seus dons e ofícios diversos. Todos, a seu modo, com suas capacidades e diversidades participam desta liturgia.

 

O QUE É PASTORAL DA LITURGIA?

É a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos. É organizar, dinamizar e programar a vida litúrgica como um todo numa comunidade, paróquia ou diocese.

 

QUAL O OBJETIVO DESSA PASTORAL?

O objetivo fundamental da existência da Pastoral Litúrgica é possibilitar que as celebrações ocorram de forma organizada, propiciando a plena participação da assembleia e dos integrantes da pastoral no mistério celebrado. Tem como ação de preparar a comunidade para bem celebrar e de favorecer a participação ativa nas ações litúrgicas, em vista da edificação da Igreja em comunidade vivas, comprometidas com a missão de Jesus Cristo e com a prática da caridade.

 

Quem faz parte da pastoral litúrgica?

O membros da equipe da liturgia, são os sacertotes e todos os movimentos, grupos e pastorais que estão a serviço do altar, de Deus e da igreja.

 


Oração da Pastoral da Liturgia


Ó Pai, cuja beleza infinita é sinalizada na Liturgia, que a arte de celebrar retamente garanta a participação plena, ativa e frutuosa de Vosso povo.


Leve-nos a reconhecer que pela liturgia, obra em favor do povo, tomamos parte na obra divina, que continua em Sua Igreja, com Ela e por Ela, a obra de nossa redenção.


A Liturgia seja a fonte donde haurimos forças e ápice para qual tende nossa vida e missão de Igreja. A Liturgia seja fonte pura e perene de “água viva” à qual todo sedento pode haurir gratuitamente o dom de Deus.


Participando desta forma plena, ativa e frutuosa dos sagrados mistérios, toda a existência cristã se torne “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”, autêntico “culto espiritual”.


Tudo isto Vos pedimos por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, que convosco doa a Sagrada Liturgia. Amém.